18 de julho de 2009

Nem tudo está perdido

Há algum tempo escutei um senhor reclamar do piso para os professores criado pelo governo Lula. O sujeito argumentou que era muito fácil o governo federal estipular o piso que os estados e municípios iriam pagar. Daí argumentei que o mesmo governo federal se prontificou a repassar verbas aos estados que não pudessem pagar. Ele resmungou qualquer coisa e desconversou. Até cheguei a supor que talvez ele tivesse mudado de ideia, ou que pelo menos fosse refletir melhor a respeito.

Mas eis que esta semana encontro o mesmo senhor dizendo que nesse país se protesta por qualquer coisa hoje em dia. Não cheguei a perguntar como ele concluiu isso. Supus que ele estava inconformado com a protesto do Cpers. Para minha surpresa, ainda descobri que se tratava de um ex-professor de escola pública.

De qualquer forma, às vezes me pergunto se esse pessoal reaça fica assim por causa do PIG ou se o PIG reflete estes caras, seus leitores fieis. Concluí que devem ser as duas coisas juntas. Não tem jeito. Independentemente do PIG, boa parcela dos brasileiros parece ser conservadora por outros motivos. Provavelmente o componente "cristianismo" e o positivismo sociológico também contribuam pra formação conservadora desse pessoal. Mesmo que muitos conservadores não se deem conta disso.

Aliás, é interessante a atribuição de "muita teoria e pouca prática" por alguns direitosos aos esquerdistas. Há quem sustente isso na maior cara dura. Até parece que o pensamento de direita não emerge de construção teórica alguma. Suponho que sustentem isso simplesmente por falta de informação. Talvez alienação mesmo. Para corroborar com que defendo agora, segue:

3 comentários:

  1. Boa parte dos direitosos usa chavões que parecem emergir do senso comum, mas também são construções teóricas elaboradas. A única diferença é que os meios de comunicação apresentam esse discurso, mas não dizem de onde ele vem e nem a quem ele interessa.

    Na família eu tenho cada direitoso apavorante, a começar pelo meu sogro, militar reformado. É triste.

    forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Tche, to impressionado com a música. Queria ver esses caras no Faustão, hahahaha.

    Esse fim de semana mesmo discuti com meu pai novamente sobre Zelaya, Ahmadinejad, Chaves, e tal.

    EU DESISTO. A mídia é mais forte que eu. O Zelaya é anti-democrático, o Ahmadinejad é um terrorista, e o Chaves um ditador e ponto final. Pelo menos é o que a mídia diz...

    Eu, mero mortal, como irei contestar?

    ResponderExcluir
  3. Retificando...

    Eu DESISTO de discutir com meu pai. Não há razão.

    Minhas posições sobre a mídia escrota que vemos dia-a-dia continua a mesma.

    Me dá nojo o tratamento, no mínimo mimoso, que a RBS dá a ladra, ops, governadora do estado, dona Yeda.

    ResponderExcluir