6 de dezembro de 2009

Sirvam nossas façanhas...

Suponho que existem certas expressões que só tem sentido se levarmos em conta o contexto em que surgiram ou ao que se reportam. É o caso da expressão "presente de grego" que, por exemplo, só ganhou o sentido que tem hoje depois do cavalo de Tróia.

Antes dos gregos presentearem os troianos com aquele cavalo, o presente de grego era como qualquer outro, ou seja, sem surpresas desagradáveis.

Assim, a derradeira rodada do brasileirão pode criar uma nova expressão. Pois vejam, para o Inter, São Paulo ou o Palmeiras serem campeões, além de vencerem e torcerem uns contra os outros, dependem do Grêmio. Eis a expressão.

Pois se o Grêmio perder hoje, e tudo indica que sim, "depende do gremio" equivaleria a um fracasso anunciado, prévio. Se for assim, quando alguém se encontrar em má situação, como por exemplo, contar que sua mulher recusaria um convite para um jantar a sós, com nada menos que o Brad Pitt, apenas se resignaria a dizer, quando soubesse sem chance de impedir o encontro, "depende do Grêmio".

Agora ao contrário, se o Grêmio vencer "depende do grêmio" daqui pra frente, em determinadas situações que parecem impossíveis de se realizarem, ganharão um sentido quase mágico, inspirador.

Imaginem, poderá ser utilizada até em filmes épicos, quando o comandante de algum pequeno exército faz aquele discurso motivacional básico para que sua tropa miserável, prestes a enfrentar algum poderoso e muito mais numeroso exército de algum tirano, ganhe ânimo para o combate. O Willian Wallace de ocasião a galope, faria apelos patrióticos, sentimentais e finalizaria com o"depende do grêmio", seria comovente não? Digno de um imortal.

Então, o que está em jogo hoje não é o título do Colorado e sim a dignidade do Tricolor Gaúcho. O jogo de hoje servirá de modelo a toda terra, para o bem ou para mal, depende do Grêmio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário