1 de abril de 2009

O cara é foda.

Fonte da imagem: http://www.overmundo.com.br/banco/da-faisca-da-pedra-lascada-ao-brilho-do-neon


Em meados dos anos 1990, assistindo um jogo do Inter contra o Palmeiras, tive que dar o braço a torcer para um dos gols do time do Edmundo. O cara fez um golaço, digno de placa. Ele recebeu a bola na área, colocou pelo meio das pernas do zagueiro colorado, depois pelo meio das pernas do goleiro e parou com a bola em cima da linha do gol. Depois rolou a bola calmamente para as redes. Mesmo colorado, não pensei em outra coisa a não ser "o cara é foda".

Mas no futebol não foi só o Edmundo. Maradona e Romário para mim também são dignos da expressão em questão, tanto pelas inúmeras jogadas como pelas declarações fora das quatro linhas.

Na música, quando soube das histórias do Keith Moon - como aquela com as prostitutas num luxoso restaurante de Londres - e assisti alguns vídeos dele, detonando na batera do The Who, só pude pensar o óbvio,"o cara é foda". O mesmo, por outros motivos, pensei do Chico Buarque. Um dia desses, quando meu pai escutava um disco dele, é que me caiu a ficha. Foi quando me dei conta que Cálice, não era bem uma espécie de copo chique. Isso sem contar as letras que dizem uma coisa de cima para baixo, e outra no sentido oposto. Não pude chegar a outra conclusão, o cara é foda.

Já na política, encontro exemplos que me mostram que a referida expressão pode tanto carregar um sentido de admiração, como de desaprovação. Neste caso, no aspecto negativo, não pude deixar de pensá-lo, quando vi, no documentário "Muito Além de Cidadão Kane", o sorriso maroto do ACM, após afirmar que não tinha todas as concessões de TV na Bahia, apenas a melhor delas. Por outro lado, quando vi o direito de resposta do Brizola no Jornal Nacional, sendo lido pelo Cid Moreira ao vivo, só pude pensar uma coisa. Adivinha o que?

Então acho que é isso. Quando alguém, na hora certa e no lugar certo, ou mesmo ainda na hora errada e no lugar errado, consegue realizar ou falar o impensável, mas o estritamente necessário para determinada situação, não há nada melhor que expresse o surpreendente que... "o cara é foda".

Nenhum comentário:

Postar um comentário