7 de abril de 2009

A Conta

-Nunca tinha visto um igual, precisava ver, tinha tudo que precisava. Além de ser muito bonito...

-Tá, e daí? - Corta o policial, estressado depois de um plantão que terminaria daqui algumas horas.

-Desculpe, mas é que pra mim ele significava muito. Sabe como é? Era a primeira vez que tinha um daqueles. Me custou tanto. Foi tão caro. Eu tinha trabalhado duro, feito hora extra na loja, economizado. Este não era como os outros...

-Olha, tem gente na fila - Mostrando com os olhos as pessoas atrás de Nestor, completando: -Esse pessoal costuma ser impaciente.

Nestor não dá bola e segue com o relato:

-Ah! Mas tu tinha que ver, tinha câmera, máquina fotográfica, tocava mp3, toques polifônicos, tudo que eu precisava. Quando vi na vitrine da loja, não sosseguei até comprá-lo...

O policial interrompe outra vez, já irritado:

-Olha, eu não tenho a noite inteira, o senhor vai dar a queixa ou não?

-Sim, darei. Me perdoa de novo. Foi assim, estava na parada do ônibus, para voltar pra casa, após o trabalho. Então... - Neste momento Nestor se debruça sobre o balcão, coloca as mão na testa e as leva até o cabelo, suspira, e prosegue:

-Minha mãe me liga, avisando que os meus amigos já estavam me esperando. Foi então que dois sujeitos que passavam pelo ponto, viram o meu celular. Novinho em folha. Ah! Tanto esforço, pra isso? E um deles - A voz de Nestor começa a ficar embargada - me dá um tapa na cabeça, enquanto o outra toma o celular, e ainda me ameaçam "Se avisar a polícia, morre". Pode uma coisa dessa? Pode?

O policial cansado, olha Nestor e com comiseração diz:

-Não se preocupa, a gente vai fazer o possível. O celular era de conta?

-Ah, não! Esse era o seu único defeito, era de cartão. Mas no fim, dei sorte em ter comprado um celular de cartão, né? Seria pior se fosse de conta, né? Imagina a conta que teria de pagar para a operadora?

-Pois é, mas no fim, a pior conta acaba sendo aquela que a sociedade vem cobrar - O policial termina o assunto, vira pro lado e grita:

-O próximo, por favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário